PortalNetGames SA:MP Server
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» Sem comentários...
Criando Profissões Empty12/10/2012, 8:27 pm por Gui_DiaS

» Galera vamo comçar a entrar no sv
Criando Profissões Empty9/9/2012, 8:46 pm por Lucas Moonwalker

» Não vou poder logar muito pessoal
Criando Profissões Empty8/9/2012, 9:54 pm por djrenan

» Dowload Do GTA
Criando Profissões Empty5/9/2012, 8:26 pm por djrenan

» [VIDEO] Virou Churrasco
Criando Profissões Empty2/9/2012, 3:38 am por Naja_Crow

» Vcs viram minha cabeça?
Criando Profissões Empty26/8/2012, 5:58 pm por Lawkiller

» [25/08/2012] [Monartz_GM] [HACK]
Criando Profissões Empty26/8/2012, 10:02 am por iMilah

» Alguem Me Passa O IP Do Server Que Eu Perdi
Criando Profissões Empty24/8/2012, 1:42 pm por Lawkiller

» Despedida Coringa
Criando Profissões Empty21/8/2012, 7:01 pm por Christyan_expert

Entrar

Esqueci-me da senha


Criando Profissões

Ir para baixo

Criando Profissões Empty Criando Profissões

Mensagem  Coringa 21/7/2012, 5:24 pm

obs:eu não sou nenhum Scripter,isto é apenas um code básico

Criando Profissões (Código Pawno)

Então No Começo do seu GameMode Coloque isso:

Citar
#define TAXISTA 0

#define -- Isto é para definir algo em seu gamemode.
TAXISTA -- Aqui é o que você esta definindo.( É Aqui que você estará criando a sua Profissão)
0 -- Aqui irá ser o ID da sua profissão e caso for acrescentando mais vá fazendo da mesma forma na próxima coloque 1 na outra 2 na outra 3 e assim por diante..

Bom então agora vamos continuar.
Depois disto feito Vamos Criar a peça fundamental para usarmos a Profissão que você criou acima.

No Começo do seu Mode junto com os outros new's ou em qualquer parte que você preferir desde que seja no Começo Coloque isto:

Citar
new Profissao[MAX_PLAYERS];

new -- Para Você criar uma nova coisa em seu mode.
Profissão[MAX_PLAYERS]; -- Aqui é onde você estará criando a peça que você usará para identificar as profissões em comandos e outras coisas que você pretende fazer com esta profissão.
No caso onde esta o nome "Profissao" você poderá trocar por qualquer outro de sua preferência podendo ser: " Emprego " ou " Trabalho " tanto faz depende de sua imaginação...

Bem sei que muitos estão pesando que é difícil. Mas ao acabar de fazer isso vocês já fizeram a profissão de taxista com o ( #define TAXISTA 0) e criando a peça fundamental para usar a profissão( new Profissao[MAX_PLAYERS]

Então agora vocês se perguntam Como vou usar essa profissão pois isso não faz o menor sentido.. Bom depois de ter criado a profissão e o que usaremos para usa-la vamos criar coisas para esta profissão..
No Exemplo abaixo vamos Criar um simples comando reservado para a profissão de taxista:

Em public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])

Citar
if(strcmp(cmdtext,"/minhaprofissao", true) == 0)
{
if(Profissao[playerid] == TAXISTA)
{
SendClientMessage(playerid,cor_cinza,"Ola parabens voce é taxista e dirigi um taxi");
}
else
{
SendClientMessage(playerid,cor_cinza,"Você não é taxista e não pode usar este comando");
}
return 1;
}

Bem se você fosse criar um comando normal sairia somente o:

Citar
if(strcmp(cmdtext,"/minhaprofissao", true) == 0)
{
SendClientMessage(playerid,cor_cinza,"Ola parabens voce é taxista e dirigi um taxi");
return 1;
}

Então ali onde tem o:

Citar
if(Profissao[playerid] == TAXISTA)

É aonde vamos identificar de qual profissão poderá usar este comando. é nesta hora que a nossa peça fundamental entra em Ação que ai vamos ver que se o player for da profissão de taxista irá acontecer o que esta entre as Chaves

Explicando melhor em pawn.

Citar
if(strcmp(cmdtext,"/minhaprofissao", true) == 0)
{//Abri a chave principal do comando
if(Profissao[playerid] == TAXISTA)//Aqui eleirá verificar de qual profissao poderá usar este comando
{//A chave que ira abrir caminho para as funções se for da profissao de taxista
SendClientMessage(playerid,cor_cinza,"Ola parabens voce é taxista e dirigi um taxi");//Irá enviar a menssagem para o jogador dizendo que ele é taxista
}//Fecha a chave das coisas que irá acontecer se ele for taxista
else//Isso é usado para se alguma coisa for ao contrário do que estamos falando
{//A chave para abrir caminho para as funções caso ele não for taxista
SendClientMessage(playerid,cor_cinza,"Você não é taxista e não pode usar este comando");//Irá enviar uma menssagem dizendo que somente taxista poderá usar este comando
}//Fecha a chave das coisas que irá acontecer caso ele NÃO for taxista
return 1;//Depois retorna a 1.
}//Fecha a chave principal do comando


Bem é isto Você criou uma profissão criou um comando somente para ele de forma simples e de fácil entendimento. Agora caso você ainda não esteja satisfeito e esteja doido para copiar algo a mais deste tutorial sem mesmo ler ele um exemplo de fazendo outras coisas usando a Profissão de Taxista:

Mudando a cor do Player quando ele morrer. Em public OnPlayerDeath(playerid, killerid, reason) Coloque isto:

Citar
if(Profissao[playerid] == TAXISTA)//Caso ele for da profissão de taxista
{//abria a chave
SetPlayerColor(playerid, cor_rosa);//vai colocar a cor rosa nele..
}//Fecha a chave

Pronto. Acho que somente isso já da para acabar com algumas duvidas dos inicantes do PAWNO.
Coringa
Coringa
Membro
Membro

Mensagens : 73
Reputação : 2
Data de inscrição : 29/06/2012
Idade : 27
Localização : Los Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos