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Criando Profissões
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Criando Profissões
obs:eu não sou nenhum Scripter,isto é apenas um code básico
Criando Profissões (Código Pawno)
Então No Começo do seu GameMode Coloque isso:
Citar
#define TAXISTA 0
#define -- Isto é para definir algo em seu gamemode.
TAXISTA -- Aqui é o que você esta definindo.( É Aqui que você estará criando a sua Profissão)
0 -- Aqui irá ser o ID da sua profissão e caso for acrescentando mais vá fazendo da mesma forma na próxima coloque 1 na outra 2 na outra 3 e assim por diante..
Bom então agora vamos continuar.
Depois disto feito Vamos Criar a peça fundamental para usarmos a Profissão que você criou acima.
No Começo do seu Mode junto com os outros new's ou em qualquer parte que você preferir desde que seja no Começo Coloque isto:
Citar
new Profissao[MAX_PLAYERS];
new -- Para Você criar uma nova coisa em seu mode.
Profissão[MAX_PLAYERS]; -- Aqui é onde você estará criando a peça que você usará para identificar as profissões em comandos e outras coisas que você pretende fazer com esta profissão.
No caso onde esta o nome "Profissao" você poderá trocar por qualquer outro de sua preferência podendo ser: " Emprego " ou " Trabalho " tanto faz depende de sua imaginação...
Bem sei que muitos estão pesando que é difícil. Mas ao acabar de fazer isso vocês já fizeram a profissão de taxista com o ( #define TAXISTA 0) e criando a peça fundamental para usar a profissão( new Profissao[MAX_PLAYERS]
Então agora vocês se perguntam Como vou usar essa profissão pois isso não faz o menor sentido.. Bom depois de ter criado a profissão e o que usaremos para usa-la vamos criar coisas para esta profissão..
No Exemplo abaixo vamos Criar um simples comando reservado para a profissão de taxista:
Em public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
Citar
if(strcmp(cmdtext,"/minhaprofissao", true) == 0)
{
if(Profissao[playerid] == TAXISTA)
{
SendClientMessage(playerid,cor_cinza,"Ola parabens voce é taxista e dirigi um taxi");
}
else
{
SendClientMessage(playerid,cor_cinza,"Você não é taxista e não pode usar este comando");
}
return 1;
}
Bem se você fosse criar um comando normal sairia somente o:
Citar
if(strcmp(cmdtext,"/minhaprofissao", true) == 0)
{
SendClientMessage(playerid,cor_cinza,"Ola parabens voce é taxista e dirigi um taxi");
return 1;
}
Então ali onde tem o:
Citar
if(Profissao[playerid] == TAXISTA)
É aonde vamos identificar de qual profissão poderá usar este comando. é nesta hora que a nossa peça fundamental entra em Ação que ai vamos ver que se o player for da profissão de taxista irá acontecer o que esta entre as Chaves
Explicando melhor em pawn.
Citar
if(strcmp(cmdtext,"/minhaprofissao", true) == 0)
{//Abri a chave principal do comando
if(Profissao[playerid] == TAXISTA)//Aqui eleirá verificar de qual profissao poderá usar este comando
{//A chave que ira abrir caminho para as funções se for da profissao de taxista
SendClientMessage(playerid,cor_cinza,"Ola parabens voce é taxista e dirigi um taxi");//Irá enviar a menssagem para o jogador dizendo que ele é taxista
}//Fecha a chave das coisas que irá acontecer se ele for taxista
else//Isso é usado para se alguma coisa for ao contrário do que estamos falando
{//A chave para abrir caminho para as funções caso ele não for taxista
SendClientMessage(playerid,cor_cinza,"Você não é taxista e não pode usar este comando");//Irá enviar uma menssagem dizendo que somente taxista poderá usar este comando
}//Fecha a chave das coisas que irá acontecer caso ele NÃO for taxista
return 1;//Depois retorna a 1.
}//Fecha a chave principal do comando
Bem é isto Você criou uma profissão criou um comando somente para ele de forma simples e de fácil entendimento. Agora caso você ainda não esteja satisfeito e esteja doido para copiar algo a mais deste tutorial sem mesmo ler ele um exemplo de fazendo outras coisas usando a Profissão de Taxista:
Mudando a cor do Player quando ele morrer. Em public OnPlayerDeath(playerid, killerid, reason) Coloque isto:
Citar
if(Profissao[playerid] == TAXISTA)//Caso ele for da profissão de taxista
{//abria a chave
SetPlayerColor(playerid, cor_rosa);//vai colocar a cor rosa nele..
}//Fecha a chave
Pronto. Acho que somente isso já da para acabar com algumas duvidas dos inicantes do PAWNO.
Criando Profissões (Código Pawno)
Então No Começo do seu GameMode Coloque isso:
Citar
#define TAXISTA 0
#define -- Isto é para definir algo em seu gamemode.
TAXISTA -- Aqui é o que você esta definindo.( É Aqui que você estará criando a sua Profissão)
0 -- Aqui irá ser o ID da sua profissão e caso for acrescentando mais vá fazendo da mesma forma na próxima coloque 1 na outra 2 na outra 3 e assim por diante..
Bom então agora vamos continuar.
Depois disto feito Vamos Criar a peça fundamental para usarmos a Profissão que você criou acima.
No Começo do seu Mode junto com os outros new's ou em qualquer parte que você preferir desde que seja no Começo Coloque isto:
Citar
new Profissao[MAX_PLAYERS];
new -- Para Você criar uma nova coisa em seu mode.
Profissão[MAX_PLAYERS]; -- Aqui é onde você estará criando a peça que você usará para identificar as profissões em comandos e outras coisas que você pretende fazer com esta profissão.
No caso onde esta o nome "Profissao" você poderá trocar por qualquer outro de sua preferência podendo ser: " Emprego " ou " Trabalho " tanto faz depende de sua imaginação...
Bem sei que muitos estão pesando que é difícil. Mas ao acabar de fazer isso vocês já fizeram a profissão de taxista com o ( #define TAXISTA 0) e criando a peça fundamental para usar a profissão( new Profissao[MAX_PLAYERS]
Então agora vocês se perguntam Como vou usar essa profissão pois isso não faz o menor sentido.. Bom depois de ter criado a profissão e o que usaremos para usa-la vamos criar coisas para esta profissão..
No Exemplo abaixo vamos Criar um simples comando reservado para a profissão de taxista:
Em public OnPlayerCommandText(playerid, cmdtext[])
Citar
if(strcmp(cmdtext,"/minhaprofissao", true) == 0)
{
if(Profissao[playerid] == TAXISTA)
{
SendClientMessage(playerid,cor_cinza,"Ola parabens voce é taxista e dirigi um taxi");
}
else
{
SendClientMessage(playerid,cor_cinza,"Você não é taxista e não pode usar este comando");
}
return 1;
}
Bem se você fosse criar um comando normal sairia somente o:
Citar
if(strcmp(cmdtext,"/minhaprofissao", true) == 0)
{
SendClientMessage(playerid,cor_cinza,"Ola parabens voce é taxista e dirigi um taxi");
return 1;
}
Então ali onde tem o:
Citar
if(Profissao[playerid] == TAXISTA)
É aonde vamos identificar de qual profissão poderá usar este comando. é nesta hora que a nossa peça fundamental entra em Ação que ai vamos ver que se o player for da profissão de taxista irá acontecer o que esta entre as Chaves
Explicando melhor em pawn.
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if(strcmp(cmdtext,"/minhaprofissao", true) == 0)
{//Abri a chave principal do comando
if(Profissao[playerid] == TAXISTA)//Aqui eleirá verificar de qual profissao poderá usar este comando
{//A chave que ira abrir caminho para as funções se for da profissao de taxista
SendClientMessage(playerid,cor_cinza,"Ola parabens voce é taxista e dirigi um taxi");//Irá enviar a menssagem para o jogador dizendo que ele é taxista
}//Fecha a chave das coisas que irá acontecer se ele for taxista
else//Isso é usado para se alguma coisa for ao contrário do que estamos falando
{//A chave para abrir caminho para as funções caso ele não for taxista
SendClientMessage(playerid,cor_cinza,"Você não é taxista e não pode usar este comando");//Irá enviar uma menssagem dizendo que somente taxista poderá usar este comando
}//Fecha a chave das coisas que irá acontecer caso ele NÃO for taxista
return 1;//Depois retorna a 1.
}//Fecha a chave principal do comando
Bem é isto Você criou uma profissão criou um comando somente para ele de forma simples e de fácil entendimento. Agora caso você ainda não esteja satisfeito e esteja doido para copiar algo a mais deste tutorial sem mesmo ler ele um exemplo de fazendo outras coisas usando a Profissão de Taxista:
Mudando a cor do Player quando ele morrer. Em public OnPlayerDeath(playerid, killerid, reason) Coloque isto:
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if(Profissao[playerid] == TAXISTA)//Caso ele for da profissão de taxista
{//abria a chave
SetPlayerColor(playerid, cor_rosa);//vai colocar a cor rosa nele..
}//Fecha a chave
Pronto. Acho que somente isso já da para acabar com algumas duvidas dos inicantes do PAWNO.
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